O modesto retorno dos filmes de ação!

ClassicosMdA

Se você é fã de ação e cresceu no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, com certeza conhece nomes como Jackie Chan, Jet Li, Stallone, Arnold Schwarzenegger, o falecido Bruce Lee e muitos outros! Todos esse nomes figuravam nas locadoras quando você ia para a seleção de filmes de ação. Com o passar dos anos, esses nomes foram perdendo espaço mas seus trabalhos continuam referências até os dias atuais. Me lembro que no fim dos anos 90, sempre que o Van Damme lançava um novo filme, havia fila nas locadoras para alugar um VHS dele, além disso até os filme mais antigos como Dragão Branco (Bloodsport) e Duplo Impacto (Double Impact), filmes relativamente antigos do Van Damme já naquela época, ainda eram difíceis de se encontrar em disponibilidade no fim de semana além de é claro, terem espaços constantemente nas emissoras de canal aberto brasileiro.
Com o fim das locadoras e com Hollywood deixando toda a qualidade da pancadaria para traz (como eu já comentei aqui), os filmes de ação perderam de vez o espaço no meio do público, e apenas os mais devotos continuaram seguindo o cenário da pancadaria cinematográfica.
Nos últimos quatro anos ou mais, os filmes de ação americanos tendem a ser grandes produções conhecidas como Blockbusters, Triple A (AAA), filmes de orçamentos exuberantes que geralmente giram em torno de catástrofes apocalípticas, Transformers, super heróis e muito, muito CGI. No meio de tudo isso, a ação verdadeira se resumiu ao mercado de lançamentos direto para Home Video, que, pelo menos na América do Norte e Europa consegue se manter, em quanto no Brasil é apenas um mercado de nicho!
Em meio a todo esse CGI tivemos poucas obras que fizesse jus ao gênero como o recente Mad Max: Estrada da Fúria, e apesar de ser mais ficção do que ação, o ótimo A Origem (Inception) também figura dentro do gênero. Esse é o cenário mainstream do cinema ‘hollywoodiano’ atual! No circuito B/Home Video, o cenário já é um pouco mais satisfatório e alguns deles serão mencionados aqui!
Se você sente falta dos orçamentos moderados, com astros regulares do cenário que se resumiam a humano vs humano que figurava com outros sub-gêneros como os thrillers e o humor, sem super poderes e fantasia! Bem-vindo, você faz parte do nicho!
Porém, lentamente, esses filmes estão voltando à ter destaque no cenário mainstream americano, inclusive os filmes asiáticos que estão voltando a ter a merecida atenção, como The Raid que fez carreira na América. Isso nos leva à primeira franquia de filmes americano com uma considerável ‘fanbase’ que quero comentar: O IMBATÍVEL! Os filmes estrelados pelo ator Scott Adkins são uma grande adição ao gênero e mesmo em um circuito fechado como o Home Video os filmes vem levantando uma legião de fãs mundo a fora, isso eleva o grau de produções que o ator Scott Adkins poderá participar no futuro mesmo sem se desligar do circuito B. Parte desse sucesso se deve é claro, ao fato de termos lutadores de verdade na frente das câmeras e produtores que sabem o que estão fazendo atrás das câmeras! Diferente de Jason Statham por exemplo, que é outro ator que cresceu de uns anos para cá, Scott Adkins não depende de edições rápidas e cortes pois o ator tem conhecimento em artes marciais e nos entrega o que queremos ver: Ação!
Diante disso, temos outro exemplo de franquia de filmes, dessa vez, fazendo carreira até mesmo no Brasil. John Wick! Apaixonados pela ação, com certeza estiveram no cinema para conferir a segunda parte da franquia no início do ano e com toda a certeza, saíram satisfeitos com o que foi apresentado! John Wick Chapter 2 não só é um dos melhores filmes de ação americanos do século como também é uma das experiências mais divertidas que você terá com filmes atuais. Mas vamos deixar John Wick um pouco de lado por hora, pois quero fazer uma análise mais detalhada da franquia estrelado por Keanu Reeves em uma outra oportunidade.
Vamos voltar à atual situação dos filmes de ação, mas dessa vez, cruzar o oceano e ir para a Ásia! Quem nunca ouviu frases do tipo: “Filmes bons são só os americanos, o resto é LIXO”. Bom, eu já, e muitas vezes! Inclusive ainda ouço tais lamentáveis e ignorantes opiniões até hoje. Tais pessoas nunca irão desfrutar de ótimos filmes recentes como o drama A Criada, o terror atmosférico O Lamento, os gangsters de Outrage e Election além de é claro, ótimos filmes de ação como: O Grande Mestre, Assassino Profissional, Asura, clássicos como Fist of Legend e até mesmo o grande The Raid (Operação Invasão). Quero abordar todos esses filmes futuramente de forma individual pois todos merecem a devida atenção aos detalhes. O fato é que filmes de ação, nunca deixaram de ser produzidos lá do outro lado do mundo, muito pelo contrário, temos astros a todo vapor como Donnie Yen, Tiger Chan, Iko Uwais e claro que astros como Jackie Chan e Tony Jaa ainda continuam na ativa, pouco a pouco reconquistando os fãs desse lado do mundo com suas produções sinceras e bem feitas. Boa parte do reconhecimento de alguns filmes em específico, deve-se ao Netflix. Com a morte das locadoras, o estabelecimento das TVs a cabo e a ascensão do Netflix temos agora um bom acervo, que de pouco em pouco começa a adquirir a atenção que merece. O Grande Mestre, Assassino Profissional, Operação Chromite, Snowpierce, Oldboy e muitas outras grandes produções estão em cartaz na plataforma de streaming. Ainda temos OKJA do diretor Bong Joon Ho vindo no fim do mês com o selo de um filme original Netflix, que inclusive foi exibido no Festival de Cannes desse ano.
Alguns grandes filmes Sul Coreanos exibidos de vez em quando pelos canais SPACE e MAXPRIME e até alguns filmes fazendo carreira nacional como o hit INVASÃO ZUMBI!
Espero que filmes asiáticos continuem a fazer seu retorno para essas bandas e a ter mais destaques nas Américas, pois qualidade não falta… e quanto ao cenário hollywoodiano, espero que John Wick nos leve de volta as produções de ação como realmente deveriam ser!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s